top of page
Foto do escritorATD-Brasil

Dinâmica do Mercado: Lei da Oferta e Demanda

Introdução

O mercado financeiro é um ambiente complexo e dinâmico, onde forças invisíveis atuam na movimentação dos preços dos ativos. Na camada mais profunda dessa complexidade está a Lei da Oferta e Demanda, um princípio fundamental que guia as interações e molda o mercado.


Apesar da complexidade apresentada, o mercado financeiro não é difícil, é relativamente fácil. Neste artigo, exploraremos a teoria da Lei da Oferta e Demanda, seus princípios, sendo a ferramenta para tornar o mercado financeiro e suas negociações mais fáceis e lucrativas, focaremos na sua aplicação no day trading, juntamente com o Método Wyckoff.


Lei da Oferta e Demanda

A Lei da Oferta e Demanda é uma força que não pode ser ignorada, por ser ela que dita os preços dos ativos em qualquer mercado. Temos dois principais elementos na teoria: oferta, sendo representada pelos vendedores dispostos a vender um ativo a um determinado preço, e demanda, representada pelos compradores que desejam adquirir esse ativo a um preço.


O equilíbrio e desequilíbrio entre oferta e demanda, ou seja, vendedores e compradores, determina o preço do ativo.


Teoria

Quando nos é apresentada essa teoria de economia, é comum dizer que:

  • Quando a oferta é maior que a demanda, o preço do ativo cai;

  • Quando a demanda é maior que a oferta, o preço do ativo sobe e;

  • Quando a oferta e demanda estão em equilíbrio, o preço se mantém o mesmo.

Essa afirmação não está errada, porém, é muito ampla e pode levar a cometer erros futuramente.


É um erro seguir com esse pensamento tão abrangente de que os preços sobem porque há mais compradores que vendedores ou os preços caiem porque existem mais vendedores que compradores.


No mercado financeiro, sempre há o mesmo número de compradores e vendedores, como assim? Simples, para alguém comprar alguma coisa, outra pessoa deve estar vendendo essa coisa, e para alguém vender algo, outra pessoa deve ter o interesse em comprar. O mercado financeiro é uma equação de soma zero (1 + (-1) = 0).


Se você ainda não entendeu, vamos a um exemplo. Quando você vai à feira da cidade comprar tomates, para você comprar os tomates, você precisa que haja um vendedor na feira vendendo os tomates. Se você quer comprar um carro, você precisa que alguém esteja vendendo um carro.


No mercado financeiro, segue a mesma lógica compradores e vendedores interagindo para atender cada um seus próprios interesses. E conforme a Teoria dos Leilões, o mercado necessita facilitar esta negociação entre compradores e vendedores, e é por isso que o volume (liquidez) atraí o preço.


Utilizemos o SuperDOM (Depth of Market) para facilitar o entendimento dos conceitos.

Oferta e Demanda

A demanda é gerada pelos compradores ao colocarem ordens de compra limitada (pendentes) na coluna BID. Enquanto a oferta é gerada pelos vendedores ao colocarem suas ordens de venda limitada (pendentes) na coluna ASK.


  • BID: A coluna BID é a parte onde os compradores colocam suas ordens de compra limitadas (demanda) e é onde os vendedores vão para achar a contra-parte para suas ordens de venda a mercado. O nível de preço mais alto na coluna BID é conhecido como Best BID (Melhor Oferta de Compra), representa o melhor preço que os compradores estão dispostos a pagar. Ou melhor dizendo, é o melhor preço que se pode vender.


  • ASK: A coluna ASK é onde os vendedores colocam suas ordens de venda limitadas (oferta) e é onde os compradores vão para achar a contra-parte para suas ordens de compra a mercado. O nível de preço mais baixo na coluna ASK é conhecido como Best ASK (Melhor oferta de Venda), representa o melhor preço que os vendedores estão dispostos a vender. Ou melhor dizendo, é o melhor preço que se pode comprar.


  • Spread: E a diferença entre o BID e o ASK é conhecido como spread e é uma medida de liquidez de um ativo. Quanto menor o spread, geralmente, mais líquido é o mercado.

Oferta e Demanda, Best BID e Best ASK

Ordens Agressivas e Passivas

Do mesmo jeito que é um erro pensar que o preço sobe porque há mais compradores e cai porque há mais vendedores. E também é um erro pensar que tudo relacionado ao BID é compra e tudo relacionado ao ASK é venda.


Os termos oferta e demanda, nesse contexto, se trata da atitude do player em colocar ordens limitadas nas colunas BID e ASK, ou seja, atitude passiva do player.


O que você tem que se ater para evitar erros de interpretação da Lei da Oferta e Demanda é o comportamento dos operadores, porque cada um deles podem participar de maneiras diferentes no mercado.


Nas negociações no mercado financeiro, há dois tipos de operadores: operadores agressivos e operadores passivos.


  • Operadores Agressivos: Chamados de tomadores de liquidez através do uso de ordens a mercado. São participantes que possuem urgência para entrar no mercado, tomando liquidez do Best BID e Best ASK, onde os players passivos estão. Essas ordens agressivas dos participantes são o combustível que move o mercado, que realmente causa uma mudança no preço.


  • Operadores Passivos: São eles que fornecem liquidez no mercado, operando de forma passiva, com ordens limite esperando um player agressivo para fazer sua contra-parte. Ordens limite não podem mover o preço, mas podem pará-lo.


Quando um operador vai para a coluna ASK (lado onde os vendedores colocam suas ordens passivas de venda) e executa uma ordem agressiva (a mercado), ele é chamado de comprador. Isso significa que ele está disposto a comprar imediatamente pelo melhor preço de venda disponível no mercado.


Por outro lado, quando um operador vai para a coluna BID (lado que os compradores colocam suas ordens de compra limitadas) e executa uma ordem agressiva (a mercado), ele é chamado de vendedor. Nesse caso, significa que ele está disposto a vender imediatamente pelo melhor preço de compra disponível no mercado.

Ordens agressivas e Ordens passivas

Iniciativa para o Deslocamento de Preço

A iniciativa para o deslocamento de preço ocorre quando um dos lados, seja comprador ou vendedor, decide entrar agressivamente no mercado consumindo as ordens passivas do outro lado, dominando a ação do preço. Em outras palavras, quem tem a iniciativa está no controle do mercado, e isso muitas vezes resulta em movimentos de preço significativos.

Deslocamento de preço, iniciativa e agressão

Para que o preço se mova, um dos lados deve consumir todas as ordens pendentes do outro lado e continuar consumindo para o preço continuar a se mover.


Em outras palavras, para o preço subir, os compradores devem comprar todas as ordens limites de venda da coluna ASK disponível naquele nível de preço e continuar comprando para forçar o preço a subir e encontrar novos vendedores para negociar.


O mesmo vale para um movimento de baixa. Para o preço cair, os vendedores devem comprar todas as ordens limite de compra da coluna BID disponíveis naquele nível de preço e continuar a negociar para forçar o preço a descer cada vez mais para encontrar novos compradores dispostos a negociar a níveis mais baixos.


Então, as únicas ordens que podem mover o preço são ordens agressivas (a mercado) ou ordens cuja negociação resulte em ordens a mercado, exemplo, ordens de Stop-Loss.


  • Ordem de Stop-Loss de posição vendida é compra a mercado.

  • Ordem de Stop-Loss de posição comprada é venda a mercado.

E sim, um movimento de alta pode ocorrer pela execução em massa de ordens Stop-Loss de posição vendida. O mesmo para um movimento de baixa; pode ocorrer com a execução em massa de ordens Stop-Loss de posição comprada.


E as ordens limite, como já disse, elas por si só não possuem a capacidade de fazer com que o preço se mova, mas podem parar o movimento.


Falta de Interesse

Vale ressaltar que, a falta ou ausência de um dos lados pode facilitar o deslocamento dos preços. A ausência de oferta pode facilitar a alta dos preços, como também a ausência de demanda pode facilitar a queda dos preços.


E como você identifica uma falta de interesse. O desinteresse é mostrado principalmente pelo número de contratos negociados, com o indicador SuperDOM você consegue identificar visualmente esse desinteresse.

Oferta e Demanda, desinteresse por parte dos compradores

O desinteresse por parte da demanda será visto com uma redução no número de ordens na coluna BID, facilitando assim, caso os vendedores queiram, a queda dos preços sem grandes esforços.

Por conseguinte, o desinteresse da oferta será visto com uma redução no número de ordens na coluna ASK, facilitando a alta dos preços, caso os compradores tenham interesse.


Em ambos os casos não há resistência contrária que impeça o preço de avançar, por isso, a ausência (desinteresse) de uma dos lados facilita o movimento.


Processos para Mudanças do Preço

Agora que você já tem um panorama completo da Lei de Oferta e Demanda, sabe sobre os principais conceitos, o que resta agora é saber os processos que ocorre para que acha uma mudança dos preços, então, falemos sobre.


Você já deve ter visto alguma imagem semelhante a está em algum lugar.

Oferta e Demanda

O mercado está sempre em busca de liquidez, ou seja, sempre em busca de equilíbrio entre oferta e demanda. Podemos disser que o mercado sobe em busca de vendedores e desce em busca de compradores, tudo para manter esse equilíbrio.


Mas o preço não sobe infinitamente e não cai infinitamente. Existem três eventos que ocorrem para que acha uma mudança nos preços, sendo eles: exaustão, absorção, iniciativa.


Em um mercado de alta, enquanto os compradores tiverem a iniciativa de consumir toda a liquidez (oferta) o mercado continuará a subir, mas à medida que o movimento se desenvolve, o interesse dos compradores diminui (constatam o preço cada vez mais caro), ou seja, exaustão. E o interesse dos vendedores aumenta (o preço está cada vez mais barato) até um ponto que os vendedores começam a absorver as compras e quando não tiver mais compradores no mercado, eles tomam a iniciativa e o preço começa o movimento de baixa.


O mesmo vale para um mercado em baixa. Enquanto os vendedores consumirem a liquidez (demanda) do mercado o preço cairá, até o momento em que os vendedores não possuem mais interesse em vender (exaustão), os compradores começam a absorver as vendas e em seguida agridem o mercado (iniciativa) e o mercado desenvolve uma tendência de alta.

Processo para reversão de movimento, exaustão, absorção e iniciativa.

Esses são os três passos para uma inversão de movimento:

  1. Exaustão da parte que controla o mercado.

  2. Absorção da parte contrária.

  3. Iniciativa após absorção.


Esses três eventos são os que Wyckoff chamou de acumulação e distribuição, independente de qual mercado você está operando, qual ativo ou tempo gráfico esses três processos sempre ocorreram infinitamente, enquanto houver mercado financeiro.


Conclusão

Neste artigo, exploramos a dinâmica do mercado financeiro, destacando a importância da Lei da Oferta e Demanda. Ao desmistificar a ideia de que há mais vendedores ou compradores, focamos na interação constante entre operadores agressivos e passivos.


A iniciativa para o deslocamento do preço, destacada como o controle do mercado por uma das partes, é o elemento-chave para o sucesso. Por fim, ressaltamos a importância da falta de interesse como um facilitador para o deslocamento dos preços.


Compreender como os preços se movem, exaustão, absorção e iniciativa, é essencial para antecipar e reagir as mudanças no mercado. A compreensão total dos conceitos abordados é vital para qualquer operador que busca sucesso nas suas operações, seja elas de curto prazo ou longo prazo, principalmente utilizando o método Wyckoff, já que a Lei de Oferta e Demanda é um dos pilares do método.


Espero que esse artigo tenha agregado valor e que te auxilie no mercado financeiro. Te espero no próximo.


BONS TRADES!


Livros sobre o Mercado e Método Wyckoff

Se você ficou curioso sobre a metodologia Wyckoff e deseja aprimorar seus conhecimentos nessa abordagem, aqui estão alguns livros recomendados que podem ser de grande ajuda.

Compre no link e ajude o Blog :)

Banner Oferta de Livros Amazon

#linkPatrocinadoAmazon - Você será redirecionado para Amazon.


Wyckoff 2.0: Estruturas, Volume Profile e Order Flow

Livro aborda conceitos avançados sobre a metodologia, uso do Volume Profile junto com o Método Wyckoff e Order Flow.

Autor: Rubén Villahermosa.




Trading e Investimento para iniciantes

Livro obrigátorio caso você seja iniciante. Você será apresentado a conceitos básicos sobre investimentos, análise técnica, téorica de mercaco, e muito mais.

Autor: Rubén Villahermosa.



A Metodologia Wyckoff em Profundidade

Dê o start inicial à metodologia Wyckoff, aprenda como os mercados se movimentam, sobre estruturas, fases e eventos; as três leis básicas da metodologia.

Autor: Rubén Villahermosa.



Guia Prático Método Wyckoff Preço e Volume

Como o nome já diz, é um guia sobre a metodologia Wyckoff, um ótimo livro para quem está começando. Além do mais, o autor é brasileiro e fez o curso original de Wyckoff pelo Wyckoff Stock Market Institute.

Autor: Eduardo Custódio.



Estudos em Tape Reading

Tradução para português do clássico "Studies in Tape Reading" de Richard D. Wyckoff. Aprenda as técnicas originais de Wyckoff na leitura de fita.

Autor: Richard D. Wyckoff - Tradutor: Rafael Iasi



El Método Wyckoff (Spanish)

Outro livro excelente para começar a entender os conceitos da metodologia, infelizmente não há versão em português.

Autor: Enrique Díaz Valdecantos




Trades About to Happen (English)

Escrito por David H. Weis, criador do indicador Weis Wave. Aprenda com utilizar os conceitos de Wyckoff para obter sucesso no mercado financeiro, infelizmente não há versão em português.

Autor: David H. Weis - Prólogo: Alexander Elder.



A Complete Guide To Volume Price Analysis (English)

Quer aprender como usar o volume nas suas negociações? Esse é o livro para você, infelizmente não há versão em português.

Autora: Anna Coulling




Reminiscências de um Operador da Bolsa

Quer saber sobre a vida e a lições de um dos maiores traders do mundo? Jesse Livermore o nome da lenda, livro indispénsavel para qualquer um que atue no mercado financeiro.

Autor: Edwin Lefèvre - Tradutor: Renato Marques


Perguntas e Respostas

Como identificar a falta de interesse no mercado?

A falta de interesse pode ser observada visualmente no indicador SuperDOM (também no volume), onde uma redução no número de ordens na coluna BID indica desinteresse da demanda, facilitando quedas nos preços. Da mesma forma, uma redução na coluna ASK indica desinteresse da oferta, facilitando altas nos preços.


Qual a diferença entre operadores agressivos e passivos?

Operadores agressivos tomam liquidez através de ordens a mercado, enquanto os passivos fornecem liquidez com ordens limite, aguardando um operador agressivo para fazer a contra-parte. Compreender o comportamento desses operadores é crucial para interpretar a Lei da Oferta e Demanda.


Como ocorre a iniciativa para o deslocamento de preço?

A iniciativa ocorre quando um dos lados, comprador ou vendedor, entra agressivamente no mercado, consumindo as ordens passivas do outro lado. Isso resulta em controle sobre o mercado e frequentemente leva a movimentos significativos nos preços.


Quais são os eventos que indicam uma mudança nos preços?

Os eventos são exaustão, absorção e iniciativa. Em uma tendência de alta, a exaustão dos compradores, seguida pela absorção dos vendedores e, finalmente, pela iniciativa dos vendedores, indica uma possível inversão para baixa, e vice-versa.

Posts recentes

Ver tudo

Comments


Inscreva-se em nosso Blog

Fique sempre bem informado dos últimos posts. Receba notificação sempre que um artigo for publicado, e sai na frente para tomar decisões assertivas no mercado.

Muito Obrigado(a) por Inscrever-se em nosso Blog. Você acaba de dar mais um passo rumo ao sucesso no mercado financeiro!

bottom of page