Introdução
Agora que você já sabe os fatores intrínseco e extrínseco que causam à movimentação dos preços nos mercados financeiros, é a hora de adicionar esses fatores na metodologia Wyckoff. Nesse artigo começaremos a aprofundar nos conceitos de Wyckoff, ciclo de mercado e muito mais.
Se você não leu o artigo anterior — Como os Mercados Financeiros se Movimentam? Leia agora para não prejudicar seu entendimento sobre este artigo.
Lembrando que este artigo, será a parte 1 de uma série de artigos relacionados ao tema “Como os Mercados se Movimentam”.
Ciclo de Mercado
Como já citei em outros artigos brevemente, a metodologia Wyckoff nos oferece uma abordagem interessante sobre como os mercados se movimentam. Se você já observou um gráfico de preço, você notou que os preços não se movem uniformemente, em termos de tempo e tamanho, mas sim, seguem um padrão de onda. Onde essas ondas são de diferentes tamanhos e durações e, que a junção de ondas em uma direção (ascendentes e descendente) formam uma tendência.
Então podemos dizer quem uma tendência é composta por várias ondas ascendentes e descendentes e essas ondas possuem uma natureza fractal e inter-relacionadas. Onde as ondas de grau menor fazem parte de ondas de grau maior, que fazem parte de ondas ainda maiores… e maiores. Lembra da boneca russa matrioska? O mercado é semelhante.
Com isso, já respondo algumas dúvidas de vocês. “O método Wyckoff funciona em qual tempo gráfico?”, “Qual tempo gráfico usar?”, perguntas desse tipo: O mercado é fractal, o que funciona no gráfico de 1 minuto, funciona no de 5 minutos, 1 hora, diário… o que muda é a proporção do movimento, os conceitos funcionam igualmente para todos os tempos gráficos e ativos também. Você decide em qual gráfico você se sente mais confortável para negociar.
Segundo Wyckoff, o mercado pode ser compreendido e antecipado por meio de uma análise detalhada dessas ondas, que nos fornece informações claras sobre mudanças na oferta e demanda, nós permitindo avaliar a força ou fraqueza relativa entre compradores e vendedores. Tudo isso, analisando a ação do preço, tempo e volume, permitindo que seja possível determinar o fim de ondas e/ou início de novas ondas por meio dessas informações.
Wyckoff desenvolveu um esquema de como os Big Players preparam e executam suas campanhas nos mercados de alta e de baixa. Ele chamou de Acumulação e Distribuição respectivamente e disse também que a melhor hora para se posicionar no mercado é no final de cada fase.
Vamos agora estudar cada fase desse ciclo de mercado.
Acumulação: Fundamentos da Tendência de Alta
Na fase de acumulação, as instituições financeiras e investidores bem informados estão gradualmente acumulando (comprando) o ativo, seja ação, contratos futuros, commodities, a preços mais baixos, antes de uma alta dos preços significante.
O smart money elimina toda a oferta do mercado, eles precisam garantir que não haja mais vendedores no mercado que impeça os preços de atingirem níveis mais altos. Caso ocorra de houver muita oferta no mercado, eles manipulam o preço, por meio de usos de testes de oferta e demanda, falsos rompimentos, notícias, entre outras coisas, até eliminar todos os vendedores do mercado e assim, começar uma tendência de alta.
No gráfico como você verá isso? Por meio de uma consolidação, o preço tende a oscilar em um intervalo de preço relativamente estreito, enquanto o volume de negociação tende a diminuir. Isso cria uma base sólida para o início da próxima tendência de alta.
Fonte: TradingView
Tendência de Alta: Ao Infinito e Além
Após a campanha de acumulação ter sido bem sucedida e o smart money liberar o mercado, começa a fase de tendência de alta, a demanda dos compradores é mais agressiva do que a oferta dos vendedores, o controle dos preços agora é dos compradores.
Nesta fase, o volume de negociação aumenta à medida que há participação de todos os players do mercado, grandes investidores, hedgers, fundos de investimentos, instituições e do público geral (varejo). O movimento irá continuar a níveis mais elevados até que compradores e vendedores considerem que o preço atingiu um nível interessante, onde ocorrerá um equilíbrio entre oferta e demanda, os compradores começam a sair do mercado realizando seus lucros e os vendedores começam a entrar no mercado, pois o preço está “caro” o suficiente para se vender.
No gráfico você verá topos e fundos cada vez mais altos.
Fonte: TradingView
Distribuição: O Início do Fim
O preço chegou em um ponto de equilíbrio, agora começa a fase de distribuição, um limite de preço é estabelecido, compradores que já perceberam o fim da tendência começam a sair de suas posições restantes e/ou abrir posições de venda antecipando uma reversão do preço.
Neste ponto há uma entrada massiva de compradores desesperados e gananciosos querendo ganhar dinheiro fácil no mercado — no post anterior falei sobre como as emoções podem influenciar a movimentação dos preços, se não leu clique aqui. Vendedores bem informados aproveitam dessa situação para começar a campanha de distribuição (venda).
Na fase de distribuição a lógica funciona igualmente (inversamente). O smart money precisa limpar toda a demanda do mercado usando estratégia de manipulação de preços, até que os últimos compradores acreditando na continuidade do mercado abrem posição, gerando liquidez para os vendedores. Quando eles tiverem a certeza que não haverá resistência por parte dos compradores, eles liberam o mercado e dá início da tendência de baixa.
No gráfico você verá uma consolidação, mas desta vez em um intervalo mais amplo, com o volume de negociação moderado/elevado em relação à fase de acumulação, indicando um conflito entre compradores e vendedores.
Fonte: TradingView
Tendência de Baixa: Para Baixo Todo Santo Ajuda
Com a fase distribuição concluída, a tendência de baixa ganha força. Os vendedores agora controlam os preços, levando cada vez mais abaixo. Há um aumento no volume de negociação devido à entrada dos players no mercado.
Novamente o preço irá continuar a cair até encontrar um ponto em que haja um equilíbrio entre oferta e demanda. Do mesmo modo que ocorre na fase de tendência de alta, no ápice da tendência de baixa, quando os investidores menos informados, dominados pelo medo começam a vender suas ações, falando que o mercado “morreu”, compradores bem informados aproveitam para comprar a preços baixíssimos, iniciando assim a fase de acumulação.
No gráfico você verá topos e fundos cada vez mais baixos.
Fonte: TradingView
Reacumulação e Redistribuição
Sabemos que para haver uma tendência o mercado primeiro precisa acumular ou distribuir, e que para isso o smart money manipula o preço para criar o ambiente perfeito para essas campanhas ocorrerem. Mas e quando esses testes de oferta e demanda falham, o que acontece?
Se esses testes de oferta e demanda mostrarem que ainda existe muita força contrária à vontade dos profissionais, eles adiam a campanha e liberam o mercado, deixando os preços seguirem a tendência atual até encontrarem um nível de preço mais favorável para realizar a campanha.
Wyckoff identificou esse evento como reacumulação, no caso da tendência de alta e, redistribuição no caso da tendência de baixa.
Fonte: TradingView
Além do fator da pressão contrária aos profissionais, há outro motivo para ocorrer uma reacumulação ou redistribuição. O smart money pode realizar parte de seu lucro e para isso o mercado lateraliza novamente ou sua necessidade de comprar mais ações, ou vender.
Não importa o motivo que levou o mercado a consolidar, o que realmente importa é que você saiba que esses eventos existem e saber identificar cada um deles para poder reagir no momento exato e evitar cair em armadilhas dos grandes profissionais.
Um ciclo é considerado completo quando todas as fases são observadas: acumulação, tendência de alta, distribuição, tendência de baixa. Esse ciclo se repete diariamente, em todos os ativos, em todos os prazos gráficos e em todos os mercados. Portanto, é importante contextualizar todos os fractais, pois cada um pode estar em uma fase diferente, alterando assim toda a análise inicial. Poder determinar em qual fase do ciclo os preços estão, oferece uma vantagem significativa sobre o mercado e seus participantes.
Conclusão
O Método Wyckoff é uma abordagem extraordinária para entender os movimentos dos mercados financeiros, dominar os conceitos de acumulação, tendências e distribuição, pode dar aos traders uma compreensão mais profunda da dinâmica do mercado e tomar decisões mais informadas.
Entender os motivos, padrões de comportamento e as emoções que controlam o mercado são a chave para o sucesso a longo prazo no mercado financeiro. Um mercado em alta é governado pela ganância, enquanto um mercado em baixa é movido pelo medo.
Agora você ja sabe que o mercado é fractal e conhece o ciclo de mercado que o domina.
Se você chegou até aqui, meus parabéns. Já tem uma grande vantagem em relação a outros participantes do mercado.
Este artigo foi o primeiro da série “Como os Mercados se Movimentam” focado no “Ciclo de Mercado”. Não deixe de ler os próximos para melhorar seu entendimento sobre o assunto.
Clique aqui para ler a parte 2.
Livros sobre o Método Wyckoff
Se você ficou curioso sobre a metodologia Wyckoff e deseja aprimorar seus conhecimentos nessa abordagem, aqui estão alguns livros recomendados que podem ser de grande ajuda.
Compre no link e ajude o Blog :)
#linkPatrocinadoAmazon - Você será redirecionado para Amazon.
Wyckoff 2.0: Estruturas, Volume Profile e Order Flow
Livro aborda conceitos avançados sobre a metodologia, uso do Volume Profile junto com o Método Wyckoff e Order Flow.
Autor: Rubén Villahermosa.
Trading e Investimento para iniciantes
Livro obrigátorio caso você seja iniciante. Você será apresentado a conceitos básicos sobre investimentos, análise técnica, téorica de mercaco, e muito mais.
Autor: Rubén Villahermosa.
A Metodologia Wyckoff em Profundidade
Dê o start inicial à metodologia Wyckoff, aprenda como os mercados se movimentam, sobre estruturas, fases e eventos; as três leis básicas da metodologia.
Autor: Rubén Villahermosa.
Guia Prático Método Wyckoff Preço e Volume
Como o nome já diz, é um guia sobre a metodologia Wyckoff, um ótimo livro para quem está começando. Além do mais, o autor é brasileiro e fez o curso original de Wyckoff pelo Wyckoff Stock Market Institute.
Autor: Eduardo Custódio.
Estudos em Tape Reading
Tradução para português do clássico "Studies in Tape Reading" de Richard D. Wyckoff. Aprenda as técnicas originais de Wyckoff na leitura de fita.
Autor: Richard D. Wyckoff - Tradutor: Rafael Iasi
El Método Wyckoff (Spanish)
Outro livro excelente para começar a entender os conceitos da metodologia, infelizmente não há versão em português.
Autor: Enrique Díaz Valdecantos
Trades About to Happen (English)
Escrito por David H. Weis, criador do indicador Weis Wave. Aprenda com utilizar os conceitos de Wyckoff para obter sucesso no mercado financeiro, infelizmente não há versão em português.
Autor: David H. Weis - Prólogo: Alexander Elder.
A Complete Guide To Volume Price Analysis (English)
Quer aprender como usar o volume nas suas negociações? Esse é o livro para você, infelizmente não há versão em português.
Autora: Anna Coulling
Reminiscências de um Operador da Bolsa
Quer saber sobre a vida e a lições de um dos maiores traders do mundo? Jesse Livermore o nome da lenda, livro indispénsavel para qualquer um que atue no mercado financeiro.
Autor: Edwin Lefèvre - Tradutor: Renato Marques
Perguntas e Respostas
Qual é a principal ideia por trás do Método Wyckoff?
O Método Wyckoff visa entender os movimentos do mercado por meio da análise das fases de acumulação, tendência de alta, distribuição e tendência de baixa.
O Método Wyckoff se aplica a todos os tipos de ativos?
Sim, o Método Wyckoff é aplicável a uma ampla gama de ativos, incluindo ações, commodities, moedas e criptomoedas.
Qual é a importância do volume na análise Wyckoff?
O volume é fundamental na análise Wyckoff, pois indica a atividade dos participantes do mercado. A interação entre preço e volume é essencial para entender o fluxo de ordens.
Quanto tempo dura cada fase no Método Wyckoff?
A duração de cada fase pode variar amplamente, dependendo do fractal que está operando. Pode demorar algumas horas até algumas semanas a vários meses, dependendo do ativo e das condições de mercado.
Como posso aplicar o Método Wyckoff à minha estratégia de investimento?
É importante estudar os padrões, praticar a identificação das fases e combinar os princípios do Método Wyckoff com outras ferramentas de análise técnica.
Comentários